Preâmbulo

Pela terceira vez, a Federação Académica do Porto decidiu elaborar um documento orientador da sua visão estratégica para o ensino superior – a Moção Global 2015. O documento intitulado de “Refletir o presente e ousar o futuro: por um ensino superior de excelência” pretende compilar um conjunto de reflexões sobre diversas temáticas do ensino superior nacional e apresentar propostas concretas, exequíveis e coerentes para o Ensino Superior português com vista a torná-lo melhor, mais inclusivo e mais justo.

A Moção Global 2015 tem diversos destinatários: os órgãos de soberania, os partidos políticos, as instituições de ensino superior, as federações e associações académicas e de estudantes, as juventudes partidárias, os estudantes do ensino superior e a sociedade em geral. É certamente complicado dirigir algo a tão vasto e diferenciado público, no entanto, o desafio cumpre-se e tende a melhorar a cada ano que passa.

Não entendemos a Moção Global 2015 como um documento orientador rígido e fechado. Queremos exprimir as posições de uma FAP dinâmica e reflexiva, sempre disponível para participar na discussão e na contribuição para um ensino superior para todos. Mantemo-nos fiéis aos nossos princípios - por uma prioridade na educação – prioridade esta que se constrói diariamente através da intervenção em prol dos estudantes da Academia do Porto.

Organizámos esta moção por grandes divisões temáticas e subcapítulos de maior especificidade. Queremos dar ao leitor uma melhor experiência de navegação pelas nossas ideias. E nesta posição, refletimos o presente e ousamos propor as melhorias de futuro.

Queremos inequivocamente que este seja, mais uma vez, ponto de partida para a construção de uma posição mais sólida da Federação Académica do Porto. Por isso, estamos abertos ao diálogo com todos os intervenientes na procura das melhores soluções e caminhos para implementar tudo aquilo que defendemos.

Daniel Freitas

Presidente da FAP